Ao abrir o seu Outlook pela primeira vez, informe a sua conta de e-mail, clique em Opções avançadas e marque Configurar minha conta manualmente.
A seguir, selecione a opção IMAP ou POP:
Em Emails de entrada o campo Servidor deve ser configurado como: IMAP: mail.[seu domínio] (porta 143). POP: mail.[seu domínio] (porta 110)
Já o servidor de saída será mail.[seu domínio].
Ao concluir, a sua conta estará configurada:
Por fim, suas mensagens serão sincronizadas e você poderá começar a gerenciar sua conta através do Outlook 2016 ou 2019.
Editando uma conta já existente no Outlook 2016 ou 2019
Se você já possui uma conta configurada e precisa editá-la, acesse o menu superior Arquivo:
Clique em Configurações de Conta e em seguida em Configurações de conta…:
Nesta etapa é possível visualizar as suas contas de e-mail já configuradas. Para editar, selecione a conta desejada e clique em Alterar:
Serão apresentadas as configurações da conta. Aqui você pode editar diversas configurações, porém não é possível alterar o tipo de conta de IMAP para POP ou vice-versa. Nesse caso você terá que fazer uma nova configuração com o tipo de conta desejado.
Ao clicar em Mais Configurações, certifique-se que a opção Meu servidor de saída (SMTP) requer autenticação, na aba Servidor de saída, esteja marcada:
Já na aba Avançado é possível verificar as portas do servidor de entrada (110 para POP e 143 para IMAP) e do servidor de saída (587).
Além disso, lembre-se de corrigir os protocolos de entrada e de saída, nas configurações de conta.
Ao concluir as configurações, o Outlook irá efetuar testes de logon e de envio de e-mail. Caso gere algum erro, volte e revise as configurações. Certifique-se de que não há bloqueio das referidas portas em sua rede local.
Por fim, basta clicar em Concluir e aproveitar os recursos oferecidos pelo seu Outlook.